MEMBROS

1463188_565688483523214_1615397567_n_edi

FELIPE CHOCO

Cientista Social

Felipe Oliveira Campos, também conhecido como Felipe Choco. Mestre em Filosofia pelo programa de Estudos Culturais da EACH/USP (2019), com a pesquisa  intitulada: "Cultura, Espaço e Política: um estudo da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo". Graduado em Ciências Sociais no Centro Universitário Fundação Santo André  (2010). Até maio de 2020 foi educador bilíngue no Museu Afro Brasil. Com experiências em congressos e intercâmbios internacionais: Catalunha/Espanha (2009); Nova York/EUA (2015) e San Salvador/El Salvador (2015). Com experiências nas áreas da educação institucional e popular (como professor de Sociologia e como educador de crianças e adolescentes em situação de rua), assistência social (como técnico de medidas socioeducativas) e da cultura, tendo sido coordenador do Ponto de Cultura "EURECA Sapopemba" entre 2015 e 2017. 

Cultura, Espaço e Política: um estudo da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo

Instagram

WhatsApp%20Image%202020-06-04%20at%2015.

GABRIELA MENDES

Economista

Economista e mestranda em Economia Política Mundial pela UFABC. Pesquisadora do SMAIAS - Sam Moyo Institute for Agrarian Studies, com sede no Zimbabwe. É fundadora da NoFront - Empoderamento Financeiro, plataforma de ensino de educação financeira a partir de músicas de RAP e autora do livro Economia do Setor Público pela editora SENAC. Suas áreas de pesquisa são: gênero, trabalho, reprodução social e programas de transferência de renda condicionada. 

Linkedin | Instagram | Lattes

cgabrielamendes@gmail.com

WhatsApp%20Image%202020-07-15%20at%2014.

LANA CAROLINE BARBOSA ZIZO

Assistente Social

Assistente Social especialista em  saúde mental álcool e droga. Mestranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou por ⁴ anos na Associação de Pesquisa e Ensino em Serviço Social - Abepss. Experiências profissionais: saúde, saúde mental, assistência social e crianças e adolescentes. Membra do Núcleo de Pesquisa do NUPPDES.  Núcleo de Políticas Públicas e Desigualdades Sócias. Suas áreas de pesquisa são: gênero, raça, classe, marxismo, saúde e saúde mental. 

WhatsApp%20Image%202020-06-19%20at%2019.

NAYARA CHIOMA 

Jurista e Advogada

Advogada e Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Foi coordenadora adjunta do Laboratório de Ciências Criminais de São Bernardo do Campo pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Tem experiência profissional nas áreas de Direitos Humanos e Tutela de Direitos Fundamentais, Criminologia, Direito Penal, Processual Penal e Terceiro Setor. Áreas de pesquisa e interesse: gênero, segurança pública, sistema prisional, instituições judiciais, racismo e violência. Integrante do Grupo de Estudos Proteção Social e Sistema de Justiça (UFABC).


nayara.uzoukwu@gmail.com

WhatsApp Image 2020-06-09 at 10.51.36.jp

RENATA DOS SANTOS

Historiadora

Historiadora e Educadora. Mestra em História Social pela Pontifícia Universidade Católica-PUC-SP (bolsista CAPES) e graduada pela mesma instituição. Trabalhou como educadora e assistente de coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, foi educadora social na Ong Santa Lúcia, trabalhou como professora da rede estadual de ensino da Cidade de São Paulo. É membro do Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora- Cecafro - PUC-SP. Suas áreas e interesses de pesquisas são: gênero, história e literaturas africanas, pensamento social brasileiro, racismo e educação anti-racista.

Instagram | Facebook

WhatsApp%20Image%202020-06-23%20at%2014.

THAÍS MAGALHÃES

Jurista e Advogada

Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. É integrante da Comissão de Direitos Humanos, dos GTs Coordenação e Políticas Afirmativas do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária, do Grupo de trabalho de Prevenção da Violência e da Comissão Técnica para Averiguação de Políticas Afirmativas na Universidade Estadual Paulista - Unesp. Integra as Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos da Fundação Vunesp. Foi integrante, em 2018, do Comitê do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos - Ministério da Educação (MEC). Foi representante dos servidores técnicos administrativos no Colegiado do Instituto de Artes da Unesp. Interesse e áreas de pesquisa: direitos humanos, direitos difusos e coletivos, políticas afirmativas, gênero, instituições judiciais, racismo e violência.

 

thamagalhaes@gmail.com

26169021_1576766245733122_22854304535898

GABRIEL DOS SANTOS ROCHA

Historiador

Historiador e educador. Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestre em História Social (bolsista FAPESP) e graduado em História pela mesma instituição. Trabalhou como educador no Museu Afro Brasil, foi professor da rede pública municipal de ensino de São Paulo, e possui experiência profissional de pesquisa e ensino em outras instituições educacionais e culturais. É membro da equipe editorial da Sankofa: revista de História da África e Estudos da Diáspora Africana. Suas áreas de pesquisa e interesse são, dentre outras: intelectuais e movimentos negros, escravidão, capitalismo, colonialismo, racismo, comunismo e marxismo.

Facebook | Academia.edu

82250666_3066546146712427_67133019411468

JULIANA DOS SANTOS

Artista e Arte-educadora

Formação.

Email.

18556247_1519323528087950_43176659691600

MARCIO FARIAS

Psicológo Social

Graduado em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Mestre e Doutorando em Psicologia Social na PUC-SP com vinculação ao NUTAS (Núcleo de estudos e pesquisa Trabalho e Ação Social). Professor convidado do Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) Eca/ USP. Membro do colegiado do Instituto Amma Psique e Negritude. Membro de Comissões de Avaliação de Ações Afirmativas em Concursos Públicos para a Fundação Carlos Chagas.Trabalhou como professor convidado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Foi coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional do Museu Afro Brasil. Foi coordenador e docente do curso de extensão "Violência e Sociedade: Racismo como Estruturante da Sociedade e da Subjetividade do Povo Brasileiro (2017)" no Instituto Sedes Sapientiae. Foi coordenador e docente do Curso "AfroLatinoAmérica" no Centro de Formação da Ong Ação Educativa. Coordenou a equipe educativa da exposição "Pretatitude: Insurgências, emergências e afirmações na arte" no Sesc São Carlos, Vila Mariana e Santos. Coordenou a equipe educativa da exposição "Fernando Lemos : mais a mais ou menos". Foi parecerista de Projetos Culturais e Artísticos da Funarte. É parecerista da Revista Acadêmica e "ExtraPrensa" da ECA/USP e da Revista Editorial de Olh@res do Dept de Educação da Unifesp. Palestrante e conferencista sobre relações raciais, participou do Simpósio "Afrodescendentes no Brasil: conquistas, desafios do presente e perspectivas para o futuro" como convidado pela Universidade Harvard, EUA. Organizou o livro: "Violência e Sociedade: Racismo como Estruturante da Sociedade e da Subjetividade do Povo Brasileiro (2018)" lançado pela Editora Escuta. É autor do livro "Clóvis Moura e o Brasil: um ensaio crítico". Em pesquisa, desenvolve estudos sobre Pensamento social latino americano e relações raciais; Questão racial e lutas de classes na América Latina; Trabalhadores imigrantes negros em São Paulo e Buenos Aires.

Instagram

73165979_1560056307470480_72522904910671

RAFAEL DOMINGOS OLIVEIRA

Historiador

Historiador e educador. Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CNPq. Fez bacharelado e mestrado em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com bolsa FAPESP. Foi professor da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Coordenou o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Raça e Sexualidade da UNIFESP. Foi presidente da Associação de Pesquisadores e Educadores da Universidade de São Paulo (ACEPUSP). Possui artigos e capítulos de livros publicados na área de Escravidão e Abolição nas Américas. É autor do livro "Vozes Afro-Atlânticas: autobiografias e memórias da escravidão e da liberdade" (no prelo).

Instagram | Facebook | Academia.edu

rafael.domingos@usp.br

26238839_1657830627629410_58617664794712

RONALDO VITOR DA SILVA

Crítico Literário

Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e mestrando do Programa de Culturas e Identidades brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), onde realiza pesquisa sobre Nordeste, Literatura de Cordel e cultura popular. É bolsista do CNPq e membro do núcleo de trabalho Repensando o Desenvolvimento (LABIEB/USP).

Já trabalhou e instituições públicas de cultura como a Biblioteca Mário de Andrade e Museu Afro Brasil. Neste último, atualmente, é Assistente de Desenvolvimento institucional.

rovitors@gmail.com