escravidão e liberdade -

história e historiografia

Grupo de estudos que se reúne bimestralmente para ler e discutir obras de referência para a história e historiografia da escravidão e da liberdade nas Américas.

Coordenação: Rafael Domingos Oliveira

Início: julho de 2020

Inscrições abertas

10 vagas. 

Encontros online através da plataforma Google Meets. 

Objetivo: A historiografia da escravidão e da liberdade nas Américas é uma das mais pujantes do globo. Isso porque a escravização de africanos entre os séculos XVI e XIX foi fundamental para a constituição do mundo moderno. Partindo de obras de referência nesse campo, o grupo de estudos propõe a leitura e discussão coletiva, relacionando os temas recorrentes dessa historiografia (tráfico e comércio negreiros, trabalho e economia-mundo, revoltas e rebeliões, aquilombamento, famílias e parentesco, infância, gênero, iconografia, etnicidade, entre outros) aos processos que fundamentaram a constituição dos estados nacionais americanos (perspectiva afro-americana), bem como seu papel para a formação das sociedades pós-emancipação. O grupo produzirá, a cada encontro, resenhas críticas das obras lidas, construindo um arcabouço teórico que ofereça à sociedade referências para a compreensão do papel da escravidão e da luta pela liberdade para o mundo contemporâneo. 

PROGRAMA 2020

28 de Julho, 19h 

 

MARQUESE, Rafael e SALLES, Ricardo. "A escravidão no Brasil oitocentista: história e historiografia" In Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, pp. 99-162.

29 de setembro, 19h

GORENDER, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

24 de novembro, 19h

DAVIS, David Brion. O problema da escravidão na cultura ocidental. São Paulo: Civilização Brasileira, 2001.